INICIOPROGRAMACAPELARESTAURANTECONFIRMAÇÃOFOTOSGUARDACONTACTOS

 

PONTOS DE INTERESSE TURÍSTICO - CIDADE DA GUARDA

A CIDADE DOS 5F"s - Farta, Forte, Fiel, Fria, Formosa

O Distrito da Guarda encontra-se localizado, maioritariamente, na Região da Beira Interior, e com os concelhos de Meda e Vila Nova de Foz Côa, na Região de Trás-os-Montes e Alto Douro. O seu território é muito montanhoso, formado por elevações a diversas altitudes, atingindo a sua altura máxima na Serra da Estrela (1991 metros) que pelas suas características é hoje o principal chamariz turístico da região. No Inverno, as suas serras cobrem-se de neve e no Verão transformam-se em verdes matas. Por entre estas montanhas correm os rios Zêzere, Douro e o Mondego.

Catedral da Guarda

A Sé Catedral da Guarda é um dos mais belos monumentos do seu género, existentes em Portugal.
A construção da actual Sé da Guarda remonta aos finais do século XIV, já no reinado de João I de Portugal — D. Fernando teria falhado na promessa de erguer novo templo —, por iniciativa do bispo Vasco de Lamego, partidário da casa de Avis durante a crise dinástica. As obras arrastaram-se lentamente e só no reinado de D. João III seriam concluídas, já em pleno século XVI, apresentando, por isso, elementos do estilo ogival, gótico e joanino, com pormenores de estilo manuelino.

Igreja da Misericórdia da Guarda 

Este templo foi fundado em 1661, sendo que a sua forma actual, de estilo barroco, remonta ao século XVIII. Apresenta uma forma rectangular, com fachada principal e duas torres sineiras. Em cima do portal principal ostenta o brasão de D. João V. Trata-se de uma Igreja com uma só nave, com altares em talha dourada e o tecto com cobertura em madeira. Outrora o edifício adjacente acolheu o Hospital da Misericórdia. Localiza-se em pleno coração da Guarda, no Largo João de Almeida.

Consulte os seguintes sites para mais informações relativas à cidade da Guarda:

CÂMARA MUNICIPAL DA GUARDA |TURISMO DA GUARDA | GUIA DA CIDADE